Virtudes que vão REVOLUCIONAR minha vida

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente... Colossenses 3:16

Permanecendo na Palavra Genuina!

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho... Gálatas 1:6

Fomos chamados para Resgatar

2Co 5:18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação...

A Importância do Batismo

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... João 3:3

Meditação

Meditar na Bíblia faz bem para a alma!

Contatos Agenda

Clique em AGENDA ou em CONTATOS atualmente estamos em Guyana Francesa

CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

Ev. Ruben e Adriana GUEDES: Sermão "A FIDELIDADE DO JUSTO" Dn 6 V 1-24

Ev. Ruben e Adriana GUEDES: Sermão "A FIDELIDADE DO JUSTO" Dn 6 V 1-24: INTRODUÇÃO: Neste dia, maravilhoso, quero falar de um homem chamado Daniel, um homem que era como nós. Este homem que num determinad...

Ev. Ruben e Adriana GUEDES: Domingo dia 30 12 2012

Ev. Ruben e Adriana GUEDES: Domingo dia 30 12 2012: Domingo dia 30 de Dezembro de 2012 Estarei na 1ª Igreja Batista de Morungaba - SP. Com minha esposa Adriana e Isabelle Sophie, nossa fil...

Domingo dia 30 12 2012

Domingo dia 30 de Dezembro de 2012

Estarei na 1ª Igreja Batista de Morungaba - SP. Com minha esposa Adriana e Isabelle Sophie, nossa filha. Pastor da igreja, Pr Raimundo Magalhães.

Meditação na Palavra

Meditação:
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Tiago 1:23

***A Palavra de Deus é nosso espelho, somos a imagem e semelhança do Senhor, e somente a Palavra de Deus nos faz lembrar disto. Quando não praticamos a Palavra de Deus logo esquecemos que somos feitos a sua semelhança. Passamos a viver como queremos segundo os desejos carnais mundanos. Não nos importando com o que outros dirão do nosso modo de viver.***

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18

***Precisamos refletir a Glória de Deus em todo tempo, em qualquer situação. Todo aquele que ama a Jesus Cristo deve seguir suas pisadas.***

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12

Forte abraço meus queridos amigos!!!

Meditação sobre Zaqueu


Lucas 19:1-10

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. 


Chefe dos publicanos:
Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores.
Eram considerados proscritos pela sociedade da época.
Não podiam servir de testemunhas ou juizes, sendo excluídos da sinagoga. Aos olhos da comunidade judaica, essa desonra estendia-se até suas famílias. (fonte: NVI).
Zaqueu:
Zaqueu era chefe dos coletores de impostos, ou seja, comandava a extorsão, a exploração popular. Líder da corrupção. Era um homem rico, mas sabia que sua riqueza não vinha das mãos de Deus, que era advinda do roubo e da opressão ao povo.
Zaqueu mesmo sendo marcado pelo povo, apontado pelo povo, julgado pelas suas atitudes errônias, pelos seus bens adquirido de forma ilicita.
·        Obs: Jesus veio para o que estava perdido, que não tinha mais solução. “Marcos 2v17 Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
Quando o Senhor Jesus chegou no lugar onde Zaqueu estava, O Senhor olhou para ele e falou com ele, Jesus Cristo falou com o chefe dos publicanos, O Senhor Jesus, O Santo, Revestido de Majestade e Poder, o Rei da Gloria falou com aquele que ninguém queria falar!
O Senhor poderia entrar na casa de muitos outros que estavam com Ele. Havias pessoas piedosas por perto dele, havia homens e mulheres que poderiam muito bem receber Jesus em suas casas! Mas Jesus decidiu adentrar na casa que Ele Queria!
Deixa O Senhor entrar em sua casa hoje, deixa o Senhor fazer do jeito que Ele quer fazer em sua vida e familia!

Meditação no livro de JUDAS

TEXTO: JUDAS v20


"JESUS CRISTO, NOSSO FIEL PROTETOR"

Hoje, estamos vivendo momentos que antecedem a volta do nosso Senhor Jesus Cristo. Momentos trágicos, tudo o que temos visto registrado na Bíblia está acontecendo com mais intensidade. A igreja tem vivido momentos difíceis com ensinamentos errados que vem pairando sobre todo aquele que busca servir ao Senhor Jesus Cristo com sinceridade.

Podemos ver que Judas, o servo do Senhor, se preocupou em deixar registrado tudo o que O Senhor queria que sua igreja soubesse. Judas gostaria de escrever sobre um assunto totalmente diferente do que ele mesmo acabou escrevendo.

Podemos ver que ele foi impelido a escrever esta carta “v 3” (ler com a igreja). A questão era muito importante, ele não poderia ficar sem comunicar o que, possivelmente, leu na carta de II Pedro, acerca dos falsos mestres.

II Pedro estava dizendo que haveria falsos mestres e Judas estava mostrando que eles (os falsos mestres) estavam entre eles. Não fazer vista grossa diante da realidade em que vivemos. Muitas igrejas estão distorcendo a sã doutrina do Senhor.

Muitos falsos mestres estão tentando dissipar o rebanho do nosso Senhor. Hoje muitos estão caindo no erro de seguir ensinamentos que os levarão para um destino final terrível.
Pensando nesta questão, podemos tirar alguns pontos para nossa meditação no sermão de Judas. Esta carta que, aparentemente, é o último capítulo que Deus quer exortar seu povo a se firmar na sã doutrina.

Quero compartilhar com esta amada igreja alguns pontos para nossa meditação:

 1) DO ERRO DE CAIM. (v 11) Somente Jesus Cristo pode nos livrar de cair no erro de Caim. Tal pessoa que Judas faz questão de mencionar, Caim foi o primogênito de Adão e Eva, alguns estudiosos nos falam que ele herdou o pecado da humanidade, sendo ele o primeiro fruto depois de Adão. Tal homem fez uma barbaridade, matou seu próprio irmão Abel. Abel fora seu irmão mais novo, ele apresentou um sacrifício de coração para Deus. Sacrifício de sangue, deu o que ele tinha de melhor. E Caim fora ciumento e acabou matando seu irmão.

Podemos ver que a raiz desta maldade está na raça humana. O homem natural não sente maldade em fazer o erro. Isso mostra que tais homens que andam de forma desordenada não se preocupam com a maldade que estão cometendo.

Da mesma forma, que estes homens caíram no erro de Caim, pensando que podem cometer o mal, mesmo, de forma sutil, Judas os assemelha às rochas submersas “v 12” mostrando um perigo oculto, assim como uma rocha submersa não é aparente o risco que ela pode causar, tais mestres são capazes de causar grandes estragos.

Não podemos amados irmãos em Cristo Jesus, pensar que tais homens não podem nos fazer cair e chegarmos ao náufrago. Assim o servo Judas nos adverte sobre a maldade que tais homens têm, são pessoas que procuram matar seus irmãos como Caim e procuram fazer-lhes chegar ao naufrago sendo eles mesmos um perigo camuflado, como rochas submersas. Queridos irmãos em Cristo Jesus somente Jesus Cristo pode nos livrar da queda “v 24” e nos apresentar sem mácula e com grande alegria diante de sua glória.

2) DO ERRO DE BALAÃO. (v 11) Judas nos mostra outro exemplo, o de Balaão. Este homem preferiu os tesouros humanos a obedecer às ordenanças do Deus vivo. Creio que tal pessoa também é um perigo muito grande para nossa vida. Encontramos em varias igrejas pessoas que preferem também os tesouros que a obra pode trazer para eles. Eles usam a igreja como fonte de renda, sem que haja compromisso com o próprio Deus, no caso o dono da obra evangelística.

O Senhor fez algo inusitado fez uma mula falar para que os olhos dele fossem abertos. Creio que estes homens são pessoas que, estão completamente cegos e, não conseguem enxergar que a obra evangelística não tem nada ver com o que eles estão realizando. Seus corações estão engodados no erro de Balaão.

Judas mostra que eles são semelhantes a pastores que só cuidam deles mesmos e nuvens sem água “v 12” Tal exemplo é para mostrar que eles não têm o compromisso de pastorear nenhum tipo de animal e muito menos pessoas que buscam uma vida mais plena com o Senhor. São semelhantes a nuvens sem água que não podem trazer esperança de uma chuva de benção da parte de Deus. Se porventura temos um rebanho de ovelhas e precisamos de um pastor e contratamos tais pessoas, que resultado, poderia esperar deles algo bom?

Se tivermos uma plantação e necessitamos de chuva para regar nossa plantação, como podemos esperar chuva olhando para nuvens sem água? Creio que estes pastores que só cuidam de si acabariam por matar o rebanho, pois só alimentam a si mesmos. Da mesma forma nossa plantação morreria, pois não podemos esperar água refrigeradora de onde não tem fonte.

Meus amados em Cristo Jesus, o exemplo que Judas está nos apresentando é de pastores que só cuidam de si, seus interesses em primeiro lugar, assim como Balaão procurou seus próprios interesses e caiu no erro, assim tais homens procuram fazer cair no erro aqueles que estão seguindo seus ensinamentos.

Eles são nuvens sem água, pois só vivem de aparências, sem expectativas de um novo amanhecer. E o povo de Deus perece ao ouvir tais ensinamentos. Não deixemos que tais homens nos enganem com seus modos de aparências. Pessoas que cuidam dos seus próprios interesses podem querer nos fazer cair no erro de Balaão e nos fazer também sermos como eles e vivermos de aparências.
Queridos irmãos em Cristo Jesus somente Jesus Cristo pode nos livrar da queda “v 24” e nos apresentar sem mácula e com grande alegria diante de sua glória.

3) DO ERRO CORÁ. (v 11) O terceiro exemplo que Judas nos mostra é o de Corá. Um homem que teve um procedimento de insubmissão diante de Moisés e Arão. Ele fora uma pessoa que foi um grande influenciador, pois levou consigo outros que creram no procedimento errôneo dele.

Judas mostra que tais pessoas também existem dentro da própria igreja do Senhor. Pessoas que não obedecem a seus
pastores e lideres. Judas, o servo de Jesus Cristo nosso Senhor, faz questão de mostrar para o povo cristão, que tais homens estão presentes até os dias de hoje.

A insubmissão é o único fruto que os seguidores de Corá podem produzir. Não podemos esperar grandes coisas daqueles que são insubmissos e não obedecem a seus lideres. Por incrível que pareça, o que percebo, é que os que reclamam mais e, se queixam mais, são os que seguem os ensinamentos dos falsos mestres que caíram no erro de Corá.

Imagine que você está num determinado lugar onde há muitas árvores e, você está com fome, só que está numa época de outono. Não encontra nada para ingerir, você está diante de uma árvore que não pode lhe conceder um fruto para saciar sua fome. Imagine também você em alto mar, navegando sem direção e, procura se situar através de uma estrela. Só que a estrela que você precisa acaba caindo... Como você poderia chegar a seu destino final? Agora só você e Deus. O desespero certamente vai te assolar.

Meus queridos, tais homens caíram no erro de Corá e não conseguem frutificar, nem ser um ponto de referencia para outros. Tais ensinamentos só podem causar problemas dentro da igreja hoje.
É semelhante ao procedimento de Corá, só que Deus estava com Moisés e Corá teve um final terrível e seus seguidores também, pois, a terra se abriu e engoliu tanto a Corá como também os seus seguidores. Judas está querendo nos mostrar que tais pessoas têm suas condenações destinadas desde a muito tempo “v 4” não podemos ser enganados por eles, pois, certamente teremos a recompensa que eles tiveram.

Temos que frutificarmos e também sermos um ponto de referência para a humanidade que está se perdendo no oceano da vida, sem Deus e sem esperança. Creio que O Senhor deseja que nós sejamos pessoas que sejam diferentes dos falsos mestres. Queridos irmãos em Cristo Jesus somente Jesus Cristo pode nos livrar da queda “v 24” e nos apresentar sem mácula e com grande alegria diante de sua glória.

Ler do versiculo 20 ao 25 como a conclusão desta meditação.

Por Ev.Ruben GUEDES

O Senhor procura alguém!

Êxodo 4:1-18


  1. Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. 
  2. E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
  3. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
  4. Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
  5. Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
  6. E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
  7. E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
  8. E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
  9. E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
  10. Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
  11. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
  12. Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
  13. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
  14. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
  15. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
  16. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
  17. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
  18. Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.

O Senhor está a procura de alguém em nossos dias para entregar! Meditando neste texto acima veio a mim uma palavra de meditação. Quero compartilhar com você prezado leitor!

Com base no contexto anterior a este texto, Moisés está diante de uma situação que, segundo ele, se acha na impossibilidade de estar diante de tal tarefa, como está relatado no capitulo Ex 3:10:
  • Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:10
Moisés estava diante de uma sarça ardente e a mesma não se consumia pelo fogo. Quando se direcionou para ver esta sarça, O Senhor falou com ele e lhe entregou uma tarefa para realizar.

O clamor do povo de Deus chegou até Ele, os filhos de Israel. Os filhos de Israel é o povo de Deus: [...] Tenho visto atentamente a aflição do meu povo...[...] Êxodo 3:7

O próprio Deus desceu para livrar seu povo das mãos dos egípcios [...] Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios... [...] Êxodo 3:8

E sucedeu que Moisés foi uma pessoa que Deus escolheu para realizar este tão grande trabalho. Uma missão da parte de Deus estava posta nas mãos de um homem. Deus quando quer ou tem uma obra para realizar na terra Ele usa o homem. Moisés sendo homem, se sentiu incapaz de realizar esta missão. E colocou algumas situações diante de Deus: 
  • Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Êxodo 3:11
Porém Deus lhe deu resposta que somente Deus poderia dar:
  • Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Êxodo 3:12
Deus manda Moisés usar estas palavras para identificar de qual Deus se trata, O Senhor: 
  • O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Êxodo 3:15-16
Deus promete ao seu povo uma terra que não terão mais o sofrimento cotidiano:
  • [...] para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. Êxodo 3:8

Nestes dias em que vivemos, Deus está a procura de 

  1. Pessoas que ouvem a sua voz.
  2. Pessoas que falam as suas palavras.
  3. Pessoas que acreditam na sua promessa.
Continuação daqui alguns dias... Deus abençoe a todos!

O Batismo


Estudo sobre o Batismo 

1. QUAL É O SIGNIFICADO DO BATISMO?

Quando viemos para Cristo, somos amados por Ele, pois, nos amou primeiro, mas, por que é necessário que sejamos batizado? Numa conversa com Nicodemos, o líder da comunidade religiosa que foi ver Jesus à noite, Jesus ressaltou para ele a importância e o significado do batismo:

  • Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:3-5


Portanto, de acordo com Jesus, precisamos ser nascidos "da água e do Espírito". "Nascer do Espírito" significa entrar numa nova vida mediante uma mudança de mente e de coração. Por envolver um tipo de experiência completamente novo, e não apenas um aperfeiçoamento do velho estilo de vida, o ato de fazer parte do reino de Deus é denominado novo nascimento.

  • E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2


O batismo pela água é um símbolo exterior que retrata a mudança interior.

2. POR QUE EU DEVERIA SER BATIZADO?

Nossa salvação é possível em virtude de três grandes atos de Cristo:

  • "Cristo MORREU pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi SEPULTADO e RESSUSCITOU no terceiro dia, segundo as Escrituras". I Coríntios 15:3, 4


Cristo possibilitou a nossa salvação mediante a Sua morte, sepultamento e ressurreição.

  • "Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos BATIZADOS EM SUA MORTE? Portanto, fomos SEPULTADOS COM ELE na morte POR MEIO DO BATISMO, a fim de que, ASSIM COMO CRISTO FOI RESSUSCITADO DOS MORTOS mediante a glória do Pai, TAMBÉM NÓS VIVAMOS UMA VIDA NOVA". Romanos 6:3, 4


Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, e então ressurgiu da tumba para nos dar uma nova vida de justiça. Ao sermos batizados, estamos simbolicamente participando de Sua morte, sepultamento e ressurreição. O batismo significa que morremos para o pecado com Cristo, sepultamos nossa vida de pecado com Cristo, e estamos ressurgindo para viver "uma nova vida" em Cristo. A morte e a ressurreição de Jesus se tornam a nossa própria morte e ressurreição. Deus pode fazer com que morramos para o pecado, como se tivéssemos crucificado nossa vida de pecado. Ele pode nos ressuscitar para as coisas do Espírito, como se estivéssemos ressuscitando dos mortos.

  • E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Efésios 2:1-2


O ato físico do batismo representa simbolicamente os passos da conversão. Primeiramente, somos mergulhados na água, somos imersos completamente, da mesma forma que uma pessoa que morre é enterrada e coberta com terra. Isso mostra que estamos desejosos de morrer com Cristo e enterrar nosso velho estilo de vida. O batismo é um funeral, uma despedida formal de uma existência na qual o pecado nos dominava. Então, somos erguidos da água pela pessoa que está nos batizando, da mesma forma que uma pessoa é ressuscitada do túmulo. Isso mostra que somos uma "nova criação", que recebemos a "nova vida" prometida por Deus.

Apenas o batismo por imersão pode demonstrar precisamente o verdadeiro significado do batismo: morte, sepultamento e renascimento.

O que realmente significa morrer com Cristo?

  • Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.  Romanos 6:6


O batismo representa exteriormente o que uma pessoa deve fazer interiormente: entregar tudo a Cristo. Se não quisermos fazer isso, e nos apegarmos a qualquer das velhas coisas, continuaremos "escravos do pecado". Quando nos entregamos totalmente a Cristo, nossos desejos pecaminosos são "deixados sem poder", e nossa transformação começa.

Quem é responsável pela mudança que ocorre em nossa vida?

  • "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas CRISTO VIVE EM MIM. A vida que agora vivo no corpo, VIVO-A PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, que me amou e se entregou por mim". Gálatas 2:20


Quando me identifico com a crucifixão de Cristo através do batismo, dou oportunidade para que uma poderosa virtude de Deus tome conta da minha vida: "Cristo vive em mim".

A fim de depositar sua vida totalmente nas mãos de Cristo, olhe primeiramente para Cristo morrendo na cruz. Não olhe para o pecado que ameaça você, não olhe para o seu passado e nem reclame; olhe para Jesus.

  • Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2


Ao observarmos a maneira corajosa pela qual Cristo morreu no Calvário, conseguimos nos solidarizar com Ele e dizer: "Pelo poder da cruz, afirmo que estou morto para os velhos hábitos e me entrego a Deus. Escolho empunhar a bandeira de Cristo. De agora em diante, 'vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim' ".

Quando entregamos nossa vida nas mãos de Deus, começamos a nos revestir das armaduras de Deus.

  • No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:10-12


Ao nos apropriarmos do poder da morte e ressurreição de Cristo, vemos mais e mais que as Suas boas qualidades substituem nossos velhos hábitos:

  • "Portanto, se alguém está EM CRISTO, é NOVA CRIAÇÃO. As coisas ANTIGAS já passaram; eis que surgiram coisas NOVAS". 2 Coríntios 5:17


Jesus efetua em nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. Ressurgimos da água como "nova criação"; Ele nos concede poder e força para termos uma nova vida.

3. POR QUE JESUS FOI BATIZADO?

No Pentecostes, Pedro disse aos que buscavam se libertar da culpa que deveriam arrepender-se e ser batizados "em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados" (Atos 2:38). Já que Jesus nunca cometeu um único pecado, por que Ele se permitiu ser batizado?

  • "Então JESUS VEIO da Galiléia AO JORDÃO PARA SER BATIZADO por João... PARA CUMPRIR TODA JUSTIÇA". Mateus 3:13-15


Jesus era uma pessoa sem pecado. Ele não precisava se arrepender de qualquer pecado. Ele foi batizado por outra razão: "cumprir toda a justiça". Ao ser batizado, Jesus deixou um exemplo positivo para nós, seres humanos fracos e pecados. Cristo nunca pede a Seus seguidores para irem a algum lugar onde Ele já não tenha ido. Por isso, quando os crentes são imersos na água do batismo, eles estão seguindo os passos do Mestre. Por ter morrido por nossos pecados, Cristo pode nos dar Sua justiça.

  • "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos justiça de Deus". II Coríntios 5:21


Diante de Deus, somos transformados de pecadores em santos, crescendo com isso na "justiça" e vivendo uma nova vida em Cristo.

4. POR QUE DEVERÍAMOS PASSAR PELA IMERSÃO?

  • Cristo foi imerso em Seu batismo; não aspergido com água. João O batizou no Rio Jordão "porque havia ali muitas águas" (João 3:23). Quando Jesus foi batizado, Ele desceu até a água e, "assim que Jesus foi batizado [em grego, 'imerso'], SAIU DA ÁGUA". (Mateus 3:16).


Quando entendemos o verdadeiro significado do batismo, temos pouca dificuldade em reconhecer e autenticar a forma de batismo. A própria palavra "batizar" vem da palavra grega baptizo, e significa mergulhar ou imergir.
Durante a visita de John Wesley à América em 1737, um júri de uma igreja, formado por 34 homens, discutiu com ele sobre a estranha decisão de "se recusar a batizar o filho do Sr. Parker, a não ser por imersão". É evidente que o pai do metodista batizava seus conversos por imersão.

A história da igreja primitiva deixa claro que o batismo significa imersão. Dean Stanley, da Igreja da Inglaterra, escreveu: "Pelos primeiro treze séculos, a prática quase universal do batismo era a mesma que lemos no Novo Testamento, e que é o próprio significado da palavra "batismo" - aqueles que eram batizados eram submergidos, imersos, mergulhados na água. Christian Institutions, pág. 21

5. POR QUE É IMPORTANTE SER BATIZADO?

De acordo com Jesus, o batismo é essencial para aqueles que desejam entrar no céu:

  • "Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito". João 3:5


Jesus apresenta apenas uma exceção. O ladrão na cruz foi "nascido do Espírito", mesmo porque era impossível para ele deixar a cruz e ser imerso na água como um sinal de sua mudança de coração. Jesus lhe prometeu que estaria no paraíso (Lucas 23:42, 43). Para o ladrão, ser "nascido da água e do Espírito" representou aceitar o sangue de Jesus que estava sendo derramado para perdão dos seus pecados.

Agostinho observou: "Há um caso de arrependimento na hora da morte registrado, o do ladrão arrependido, por isso ninguém deveria se desesperar; mas há apenas um, para ninguém supor que isso é aplicável a todas as situações".

O próprio Jesus deu essa solene advertência:
  • "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer [portanto, não for batizado] será condenado". Marcos 16:16


Ao morrer em nosso lugar no Calvário, Jesus tornou pública aquela demonstração do Seu amor por nós. Precisamos responder a uma confissão pública e sem receios de nosso compromisso com Cristo através do batismo. Você já se iniciou numa vida em Cristo? Você já foi batizado? Se não, por que não se preparar para fazer isso num futuro próximo?

6. O BATISMO É APENAS O COMEÇO

O batismo representa nosso compromisso com um estilo de vida cristão. Mas, nossa entrega pelo batismo não significa que podemos confiar que a transformação dura pelo resto da vida.
Quando uma criança nasce, uma celebração é preparada. Depois que o dia termina e o entusiasmo diminui, o bebê demanda cuidado diário, banhos, e uma constante preocupação por seu bem estar. O mesmo acontece quanto ao batismo. Paulo, falando de sua experiência, disse: "Todos os dias enfrento a morte" (I Coríntios 15:31). Mediante a rejeição diária do egoísmo, nos tornamos mais e mais dispostos a responder ao chamado de Cristo.
O rito do batismo, bem como a cerimônia de casamento, foi planejado para ser uma confirmação formal de que um relacionamento maravilhoso e crescente foi iniciado. A fim de crescer consistentemente, precisamos nos entregar diariamente a Cristo, e diariamente receber uma nova vida mediante a oração e o estudo da Bíblia.

7. UM MOTIVO PARA SE ALEGRAR

O batismo é motivo de grande alegria porque aqueles que colocam sua fé em Cristo têm a certeza da vida eterna. "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Quando somos batizados, iniciamos uma caminhada que nos leva para o alto, em direção à felicidade eterna.
O batismo também celebra a felicidade presente em Cristo. Ele promete o dom inestimável do Espírito Santo para aqueles que são batizados (Atos 2:38). Com o Espírito, recebemos também "o fruto do Espírito", o "amor", que enche a vida com "alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22, 23).

  • Ter Jesus vivendo em nós através do Seu Espírito Santo nos dá uma profunda certeza. "O próprio Espírito testemunha... que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16).


Essa relação segura com Deus nos traz muitos benefícios, mas não nos garante uma vida livre de problemas. Na verdade, o inimigo freqüentemente tenta colocar as maiores dificuldades na vida daqueles que há pouco tempo fizeram seu compromisso com Cristo. Contudo, quando estamos nas mãos de Deus sabemos que Ele usa todas as coisas que acontecem a nós, sejam boas ou ruins, para nos ensinar e nos ajudar a crescer.
  • E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28


Nosso testemunho é fundamental :

  • Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16


Apegar-se intimamente a Cristo nos torna instrumentos poderosos em Suas mãos. Podemos dedicar nossa vida a Ele incondicionalmente, pois Ele já fez um compromisso muito maior conosco quando pagou o preço pelos nossos pecados na cruz. Que grande privilégio o de entregarmos publicamente nosso amor e nossa submissão a Deus. Se você ainda não fez isso, escolha dedicar sua vida a Cristo agora mesmo. Peça para Ele criar uma nova vida em você pelo Espírito Santo, e então seja batizado em Cristo.

Fim !!!
Deus abençoe a cada um !
por Ev.Ruben Guedes : http://www.facebook.com/rubenguedes

A Palavra de Deus é vida!


A Palavra de Deus é vida!



1 Timóteo 1:1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa...

O apostolo Paulo mostra sua simplicidade quando se apresenta como apostolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus!

- Em momento algum o apostolo Paulo se intitula uma pessoa "grande"
- O apostolo Paulo tem uma submissão exemplar
- O apostolo Paulo tem um Salvador que o Grande Deus
- O apostolo Paulo tem um Senhor a saber Jesus Cristo
- O apostolo Paulo tem uma esperança que é o seu Senhor

O apostolo Paulo demonstra uma submissão que realmente devemos ter, veja o que diz a Biblia:(Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;1 Pedro 5:6 A posição perante Deus que nos faz sermos vencedores é sabermos que somos guiados pelo Rei da Gloria!

O interessante é que o apostolo Paulo usa "nosso Salvador"; "esperança nossa";
Lembre que todo aquele que crer no Senhor Jesus torna-se filho de Deus! (Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. João 1:12)

Encontramos a nossa salvação da condenação eterna! (Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.Atos 16:31 O que resta a fazer é somente crer, crer quer dizer seguir é atitude de obediência, permanecer crendo!

Isso mostra que somos salvos desta condenação eterna pela Graça de Deus! Veja ainda (Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:5)

Este dom de Deus nos mostra que a Salvação é uma obra perfeita e divina, pois, o apostolo Paulo fala logo em seguida no livro aos Efésios: (Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Efésios 2:8)
A Salvação não é conquistada pelo esforço humano, foi conquistada na Cruz de Cristo, (Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Efésios 2:9)

Outro ponto importante que devemos sempre ter em nossa mente é que temos uma esperança. A esperança que não é oferecida por homem! Nossa esperança é de vivermos na eternidade com nosso Senhor Jesus Cristo! Veja o que Jesus Cristo nos diz no evangelho de (João 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar).

Devido a esta esperança é que conseguimos viver com alegria em meio as aflições que temos no mundo (Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.João 16:33)

Por isso meu amigo tenha sempre isso em mente e no seu coração! Deus te ama e te deu uma esperança que não é terrena mas espiritual, não é efêmera mas eterna!

No amor do mestre Jesus Cristo.                                       Por Ruben Guedes Dos Anjos 

A Morte do Messias


A SALVAÇÃO MESSIÂNICA

A missão messiânica de Jesus tinha como seu objetivo a preparação dos homens para o Reino de Deus futuro. Jesus constantemente lançou os seus olhares para a vinda do Reino escatológico, quando o julgamento final irá efetivar uma separação entre os homens, justos entrando para a vida e bênção do Reino, e os ímpios para o estado de punição. A igreja primitiva considerou a morte de Jesus como um dos eventos mais essenciais à realização de sua missão. 1 Co 15.1-3.

O evento da crucificação.

Historicamente, a morte de Jesus foi uma tragédia relativa a um homem que foi apanhado pelos poderes da força política. Jesus havia incorrido na hostilidade mortal dos escribas e fariseus por rejeitar a interpretação que faziam da lei, o que implicava na destruição do fundamento do judaísmo rabínico como um todo.
Como mestre religioso, ele foi uma ameaça à religião farisaica e sua popularidade com o povo o tornou paulatinamente perigoso, Jo 11.47,48. Quando o sinédrio condenou Jesus sob acusação de blasfêmia, Mc 14.64, estavam agindo de acordo com a compreensão que os seus membros possuíam do Antigo Testamento.

Predições da Paixão

Os evangelhos representam Jesus como predizendo claramente a sua paixão. O registro do Evangelho faz da confissão e Pedro, em Cesaréia de Filipe, um ponto divisório em seu ministério. Esta instrução sobre a sua morte iminente tornou-se um elemento importante no ensino dos dias subseqüentes, Mc 9.12,31; 10.33; Mt 17.12; 20.18,19; Lc 17.25.

A morte de Jesus é Messiânica

Essa conclusão é parcialmente deduzida da evidência já citada de que Jesus considerou a sua morte como elemento essencial em seu ministério totalmente em parte da linguagem usada em suas predições a respeito dos seus sofrimentos, Mc 8.31. A dádiva de sua vida é o objetivo para o qual Jesus veio; a consumação e o propósito de sua missão messiânica são incorporados no ato de entregar a sua vida, Mc 10.45.

A morte de Jesus é Expiatória 

O significado redentor da morte de Jesus pode ser observado na delcaração sobre o seu caráter expiatório encontrado em, Mc 10.45. Aqui estão inseridos dois conceitos:
a.    a vida - o filho do homem dará a sua vida (psyche), por muitos;
b.    o resgate - e a idéia de resgate é (lutron), que envolvia o preço para redimir um escravo da servidão. Este conceito era comum no mundo helenista.

A morte de Jesus é Substitutiva

A morte de Jesus não é somente redentora; a expiação é realizada por meio da substituição. Um elemento substitutivo deve ser reconhecido tanto no conceito geral envolvido como na linguagem particular empregada.

A morte de Jesus é Sacrificial

A morte de Cristo não apenas redime por meio da substituição; é também uma morte sacrificial. A descrição do servo sofredor em Isaías 53, tem em vista o servo de Deus derramando sua alma como uma orfeta pelo pecado, Is 53.10.

A morte de Jesus é escatológica

A morte de Jesus tem um significado escatológico, Mc 14.25. Sua morte cria uma nova esfera de comunhão, que será completamente realizada apenas no Reino de Deus escatológico. - 1 Co 11.26. A objeção de que este ensino sobre uma morte sacrificial e redentora dificilmente pode ser considerado como parte autêntica do ensino do Senhor, porque não tem consonância com o corpo de seu ensino a respeito da natureza de Deus e não pode ser afirmada e mantida de modo bem sucedido.

A morte de Jesus é uma Vitória

Algumas poucas declarações encontradas em João suscitam um outro aspecto no que tange ao significado da morte de Jesus. Já vimos que no âmago da missão de Jesus estava uma luta espiritual com os poderes do mal. A morte de Jesus significa que o dominador deste mundo é "lançado para fora”, ou expulso Jo 12.31.

Fonte: GEORGE ELDON LADD pg 242-253 - Teologia do Novo Testamento. Ed AGNOS

Fomos chamados para resgatar


Tema : Fomos chamados para resgatar.

Jeremias 37:2  Mas nem ele, nem os seus servos, nem o povo da terra escutaram as palavras do Senhor que este falou por intermédio de Jeremias o profeta.

As palavras que o profeta de Deus fala nem sempre vai confortar o ego dos ouvintes. Veja o que o profeta falou ao rei Ezequias: Jeremias 37: 19  Onde estão agora os vossos profetas que vos profetizavam, dizendo: O rei de Babilônia não virá contra vós nem contra esta terra?

Mas adiante o profeta Jeremias não parou o seu trabalho árduo! No próximo capitulo o que vemos?
Jeremias 38:2-3  Assim diz o Senhor: O que ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome e de peste; mas o que sair para os caldeus viverá; pois a sua vida lhe será por despojo, e vivera. Assim diz o Senhor: Esta cidade infalivelmente será entregue na mão do exército do rei de Babilônia, e ele a tomará.
Depois de meditar no capitulo 38, Deus tocou meu coração acerca de uns detalhes importantes que tirei para minha vida e quero compartilhar com os amados irmãos.

Temos que ser resgatadores de almas, não somente as que estão fora dos caminhos do Senhor, mas, muito mais aqueles que estão perecendo dentro da própria igreja!

Existem aqueles que querem ver o fim do seu trabalho, e não a continuidade:
  • Jeremias 38: 4-6 homens foram falar mal de Jeremias, e o próprio rei que deveria defendê-lo não fez nada e entregou o profeta nas mãos dos seus adversários.



Quando Deus tem um plano na vida dos seus servos Ele providencia o resgate: Ebede-Meleque para resgatar a Jeremias!
  • Jeremias 38: 7-13 Ebede-Meleque tomou providencia para resgatar aquele que ia morrer sem o socorro divino! Ele recebeu ajuda de 30 homens e buscou panos e corda para salvar o profeta!

Deus nos chamou para sermos resgatadores, nos deu o ministério da reconciliação/
2Co 5:18  Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;
2Co 5:19  pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.

Muitos estão morrendo sem socorro, estão se perdendo sem o auxilio, sem um braço amigo!
Mais Deus está levantando pessoas que têm o desejo de salvar seus servos, amigos, filhos de Deus que conhecem realmente o que é evangelho!
 Ebede-Meleques estão sendo levantados para resgatar do calabouço aqueles que estão se perdendo!

Total de visualizações de página