CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

Permanecer no evangélho genuino


Permanecer no evangélho genuino:


Estamos vivendo momentos em que devemos permanecer no evangélho genuino, biblico, sem acréscimos. Muitos rejeitam a crença de muitos fiéis, pois, não conseguem ver a identidade do Deus Vivo em suas atitudes.

O apostolo Paulo adverte categoricamente aos Galatas que não mudassem suas crenças para um "outro evangélho".


Paulo começa a sua carta às igrejas da Galácia abordando a questão de autoridade. Sua própria autoridade como apóstolo veio diretamente de Jesus (1:1). A autoridade de Jesus é autoridade de Deus, que foi manifestada na ressurreição (1:1; veja Mateus 28:18 e Atos 17:30-31). O evangelho que Paulo pregou a Graça Salvifica do Senhor “para nos desarraigar deste mundo perverso” (1:4).


  • Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos Gálatas 1:1
  • E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18
  • Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:30-31
  • que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, Gálatas 1:4

Contudo, alguns perturbavam os gálatas, pregando “outro evangelho” (1:6). Perverter o evangelho quer dizer acrescentar (ou diminuir) sem a autoridade de Cristo. Paulo disse que qualquer pessoa que “vos pregue evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema” — mesmo se for um apóstolo ou um anjo do céu (1:8-9)! 


  • Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho Gálatas 1:6
  • que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Gálatas 1:7
  • Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 2 João 1:9

De fato, não existe outro evangelho, mas alguns estavam pervertendo “o evangelho de Cristo” (1:7). “Anátema” quer dizer “separado para ser destruído”. Qualquer pessoa que não ensina o evangelho que Cristo entregou não tem a autoridade de Cristo e será destruída (veja 2 João 9).
O que vemos em nossos dias é um evangélho que massagea o ego dos ouvintes, palavras persuasivas que indusem o ouvinte a ser simplesmente ouvintes e não praticantes. O apostolo Paulo trazia a Palavra de Deus e confrontava o pecado.

A fonte do evangelho (1:10-24). Paulo afirmou enfaticamente que o evangelho que ele ensinava não veio do homem. Primeiro, se viesse dos homens, seria mais agradável a eles. Mas, Paulo está sendo perseguido por seu evangelho, até pelos próprios gálatas! (Veja 4:16 e 5:11). 

  • Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade? Gálatas 4:16
  • Irmãos, se ainda estou pregando a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz foi removido. Gálatas 5:11

Está sendo perseguido porque ele procura agradar a Cristo, não ao homem (1:10)
  • Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10

Quando Paulo recebeu o evangelho de Cristo (1:11-12), em sua conversão ele foi quase rejeitado pelo discipulos (Atos 9:13-14) Somente depois de sua conversão passou alguns dias com os discipulos (Atos 9:19). Devido a sua vida de transformação, quando chegou em Jerusalém tentou reunir os discipulos mas estavam com medo dele (Atos 9:26).Três anos passaram antes de Paulo encontrar os apóstolos em Jerusalém (1:18). Os irmãos na Judéia não o conheciam, mas apenas ouviram que ele estava pregando a mesma fé que anteriormente tentava destruir (1:22-23). 

  • Respondeu Ananias: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome". Atos 9:13-14
  • e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco. Atos 9:19
  • Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. Atos 9:26
  • Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias. Gálatas 1:18
  • Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judéia que estão em Cristo. Apenas ouviam dizer: "Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir". Gálatas 1:22-23

Presado leitor, vemos que precisamos a cada dia nos aproximar do evangelho que faz a diferença nas atitudes das pessoas. Assim como o apostolo Paulo viveu esta mensagem impactante, devemos buscar, na Palavra, a transformação de vida e que possamos deixar Deus moldar nosso carater.

O apostolo Paulo foio ajudado por Barnabé, foi tratado por ele, sua vida teve um novo sentido e hoje é possivel vivermos estas transformações através da Palavra de Deus em nossas vidas.


Ev. Ruben Guedes

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página