CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

Sermão "A FIDELIDADE DO JUSTO" Dn 6 V 1-24

INTRODUÇÃO:


Neste dia, maravilhoso, quero falar de um homem chamado Daniel, um homem que era como nós. Este homem que num determinado momento da sua vida fez a diferença entre os demais. A sua vida é exemplo para nós até o dia de hoje, podemos tirar exemplos excelentes para os dias de hoje. Este simples homem assumiu posição de honra entre reis, pelo simples fato de servir com total fidelidade a Deus.

Sua fidelidade perante Deus marcou sua historia e as lições de vida que ele deixou, para nós, podem também mudar a vida de milhares de pessoas.

Não conheço a maneira que você chegou aqui ou por que tipo de problema que você pode estar passando. Mas posso lhe dizer com convicção que o mesmo Deus que livrou a Daniel na cova dos leões pode, de igual modo, livrar você da situação que você está passando.

Você pode estar aqui neste dia sem esperança alguma, sem expectativas de ver a luz brilhar na sua vida. Acusações podem ter maltratado você e quem sabe você está sendo vitima de uma punição que você não merecia e um sofrimento está lhe perturbando.

Eu creio que neste dia você pode ver um exemplo que Daniel deixou para mim e pra você. A nossa fidelidade perante Deus tem sido continua? A nossa fidelidade para com Deus tem sido diferente em meio aos problemas? Como podemos então tirar lições para nós?

Daniel mostrou uma única postura, a sua fidelidade permaneceu estável, independentemente da circunstancia pela qual passou. O livramento de Deus chegou no tempo devido, como recompensa da sua integridade.



1. ANTES DAS ACUSAÇÕES. (v 5b) “Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele”.

Daniel foi vitimado de acusações devido a sua vida de devoção a Deus. Não havia acusações contra o procedimento de Daniel, sua vida era de integridade e se destacava entre os outros governantes. Podemos notar no versículo quatro “Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram...”

A sua integridade perante Deus e os homens fizeram dele um exemplo o versículo continua dizendo “Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente.”

Daniel foi acusado perante uma lei que os sátrapas pediram ao rei que fizesse para que pudessem ter algo para acusar a Daniel, no versículo sete podemos ver “Todos os supervisores reais, os prefeitos, conselheiros e os governantes concordaram em que o rei deve emitir um decreto...”

Neste decreto ninguém poderia buscar, nem adorar outros deuses num espaço de tempo de trinta dias. A sentença era que fossem jogados dentro de uma cova de leões aqueles que desobedecessem ao decreto.

Visto que Daniel tinha uma comunhão com Deus, ele orava três vezes ao dia ao seu Deus, o nosso Deus.

Daniel foi acusado pelos sátrapas. A sua comunhão para com Deus não impediu que as acusações chegassem até ele.

Aplicação: como tem sido a sua fidelidade para com Deus? Isso não quer dizer que você não pode ser acusado de uma forma ou de outra, quem são os teus acusadores? Será que você sabe de quem estou falando? Ou você pensa que estou lendo seus pensamentos? O que você deve fazer neste momento?

Permaneça com sua fidelidade para com Deus e o livramento ele trará sobre sua vida. Daniel tinha uma vida de devoção, de fidelidade, perante o Senhor de forma continua, assim devemos ter uma vida de devoção.

Jesus Cristo é a ponte que leva você a ter uma comunhão com o Senhor. Somente o Senhor Jesus é poderoso para perdoar seus pecados e fazer você ter uma comunhão com o Deus de Daniel.

Este dia é o dia de você tomar uma decisão. Se você ainda não tem uma comunhão com o Senhor. Aceite a Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador e procure ter a comunhão que Daniel teve antes de quaisquer acusações.

2. DURANTE A PUNIÇÃO. (v 16) “Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!”.

Como dissemos no inicio a fidelidade do Justo, no caso de Daniel, não impediu dele passar pela punição dos seus acusadores. Mas podemos perceber que a fidelidade de Daniel para com se Deus foi tão constante que ele não temeu a cova de leões. Levaram-no para cova. Este era a sentença daquele que desobedecesse ao decreto que não poderia ser revogado.

O que o rei decretava isso deveria ser feito. Não há relatos na bíblia que Daniel falou alguma coisa quando estava a caminho da cova.

Creio que o que fortaleceu Daniel naquele momento fora as palavras do rei Dario, no versículo dezesseis: “Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!”. Naquela mesma noite o próprio rei não conseguira dormir devido a angustia que estava passando, ele queria livrar a Daniel da cova, mas existe um Deus que livrou a Daniel na cova.

Esta era a grande diferença, a fidelidade de Daniel era tamanha que tanto faz como tanto fez, se fosse para vida ou para a morte, ele permaneceria fiel ao Senhor. Ele continuou firme e não negou a sua fé no Senhor dos exércitos.

Ele sofreu as conseqüências, a punição severa, a desobediência aos homens custou uma punição, mas a sua obediência ao Senhor Deus, sua fidelidade, resultou em vitoria. O Senhor livrou a Daniel dentro da cova dos leões.

Aplicação: neste dia não quero lhe falar de um Deus que vai te livrar dos teus problemas, mas sim, um Deus eu vai te livrar em meio aos teus problemas.

A situação que você não agüenta mais, e você está pensando em baixar os braços e dizer “chega!!!” e quem sabe está desiludido da vida, saiba de uma coisa, Deus está com você dentro da sua cova, qual é a sua cova hoje? O que tem te trazido desconforto e medo?

Saiba que Daniel passou pela cova, ele foi acusado e pagou pela desobediência ao decreto do rei. De igual modo quem sabe você foi acusado injustamente ou até mesmo justamente, e você está recebendo certa punição, creia que Deus está ao seu lado dentro dos seus problemas com você.

Quem sabe a sua cova tem sido o seu filho nas drogas ou seu esposo que lhe acusa de tantas coisas por causa da sua fidelidade para com seu Deus. No momento certo Deus traz a vitoria e livra seus servos dos momentos de provação e angustia.

O salmo 37 v 3-6 nos diz: “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança... (v6) diz: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.”

Não existe coisa melhor do que desfrutar das bênçãos que o Senhor nos prometeu, quem sabe não seria esta confiança que Daniel tinha no Senhor.

E você, tem sido fiel ao Senhor durante as suas provações? Se não tem sido desta forma, hoje é o dia de você se achegar mais a Deus com comunhão e fidelidade para que possais desfrutar da graça do Senhor em sua vida.

3. DEPOIS DO SOFRIMENTO. (v 22) “O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente a vista de Deus.”

Este é o melhor momento que uma pessoa pode vivenciar, quando a provação passou, quando a tempestade cessou, quando o vento forte se acalma. Quando você percebe que seu sofrimento chegou ao termino. Quando estamos livres de uma fase difícil. O que Deus promete chega na hora certa e sem atrasos, ele cumpre com que promete.

Tentei imaginar a alegria de Daniel quando ouviu as palavras do rei dizendo: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? ”

Daniel respondeu ainda dentro da cova, ele respondeu com respeito ao rei “Ó rei, vive para sempre!”

A fidelidade do justo fez a diferença e certamente sua vitoria teve um sabor de mel. Podemos ver a recompensa dos ímpios, daqueles que te procuram ver fracassando na caminhada cristã, sem mesmo que Daniel pedisse alguma coisa, Deus recompensou os seus acusadores, eles receberam o que desejavam a Daniel, eles foram degustados pelos leões, como diz o versículo 24:

“.. por ordem do rei, os homens que tinham acusado Daniel, foram atirados na cova dos leões, junto com suas mulheres e os seus filhos. Antes de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e despedaçaram todos os seus ossos... ”

Eles foram aniquilados, e isso faz toda diferença na vida daquele que é fiel ao Rei dos reis. A sua fidelidade foi constante, antes, durante e depois da provação.

Aplicação: meus irmãos em Cristo Jesus, não pensem que nossa vida é somente de uma única vitoria, cada uma têm suas provações e a cada dia temos que carregar a nossa cruz. É certo que nos alegramos com a nossa vitoria ou com a do nosso irmão, mas temos que ser cientes de que o que fará a diferença na nossa vida é a nossa comunhão e fidelidade para com o nosso Deus.

Se hoje você pensa que não tem mais como você continuar na caminhada, pense bem, o Deus de Daniel está perto de você te dando cobertura e te diz que você pode confiar nele e ele agirá “Salmo 37: 5 ... entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.”

Quem sabe neste dia, que Deus criou, é o dia que ele está tirando você da cova dos leões da vida, das suas provações. E está recompensando seus acusadores. Lembre-se que não fora Daniel que fez sua vingança, mas foi simplesmente a justiça de Deus que foi estabelecida.

Daniel permaneceu fiel antes, durante e depois da sua provação.

Conclusão: Que possamos agir de igual modo meus amados, o juízo pertence a Deus, o que devemos fazer é permanecer com fidelidade perante o nosso Deus e diante dos homens assim como Daniel fora, e certamente ele deixará claro como a alvorada que somos justos!

Meus amados irmãos, que neste dia, possamos chegar a uma decisão, aquele que procura ser justo, que continue sempre buscando a fidelidade para com Deus, sem parar, sem desistir da caminhada, e aqueles que estão indecisos acerca da sua fidelidade para com Deus, que tomem uma decisão de uma vez por todas e certamente receberão o livramento do Senhor no momento da sua provação.

Que a nossa fidelidade para com nosso Deus seja de forma continua, antes, durante e depois da provação.

Ev. Ruben GUEDES DOS ANJOS
http://www.facebook.com/rubenguedes

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página