CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

Meditação no livro de JUDAS

TEXTO: JUDAS v20


"JESUS CRISTO, NOSSO FIEL PROTETOR"

Hoje, estamos vivendo momentos que antecedem a volta do nosso Senhor Jesus Cristo. Momentos trágicos, tudo o que temos visto registrado na Bíblia está acontecendo com mais intensidade. A igreja tem vivido momentos difíceis com ensinamentos errados que vem pairando sobre todo aquele que busca servir ao Senhor Jesus Cristo com sinceridade.

Podemos ver que Judas, o servo do Senhor, se preocupou em deixar registrado tudo o que O Senhor queria que sua igreja soubesse. Judas gostaria de escrever sobre um assunto totalmente diferente do que ele mesmo acabou escrevendo.

Podemos ver que ele foi impelido a escrever esta carta “v 3” (ler com a igreja). A questão era muito importante, ele não poderia ficar sem comunicar o que, possivelmente, leu na carta de II Pedro, acerca dos falsos mestres.

II Pedro estava dizendo que haveria falsos mestres e Judas estava mostrando que eles (os falsos mestres) estavam entre eles. Não fazer vista grossa diante da realidade em que vivemos. Muitas igrejas estão distorcendo a sã doutrina do Senhor.

Muitos falsos mestres estão tentando dissipar o rebanho do nosso Senhor. Hoje muitos estão caindo no erro de seguir ensinamentos que os levarão para um destino final terrível.
Pensando nesta questão, podemos tirar alguns pontos para nossa meditação no sermão de Judas. Esta carta que, aparentemente, é o último capítulo que Deus quer exortar seu povo a se firmar na sã doutrina.

Quero compartilhar com esta amada igreja alguns pontos para nossa meditação:

 1) DO ERRO DE CAIM. (v 11) Somente Jesus Cristo pode nos livrar de cair no erro de Caim. Tal pessoa que Judas faz questão de mencionar, Caim foi o primogênito de Adão e Eva, alguns estudiosos nos falam que ele herdou o pecado da humanidade, sendo ele o primeiro fruto depois de Adão. Tal homem fez uma barbaridade, matou seu próprio irmão Abel. Abel fora seu irmão mais novo, ele apresentou um sacrifício de coração para Deus. Sacrifício de sangue, deu o que ele tinha de melhor. E Caim fora ciumento e acabou matando seu irmão.

Podemos ver que a raiz desta maldade está na raça humana. O homem natural não sente maldade em fazer o erro. Isso mostra que tais homens que andam de forma desordenada não se preocupam com a maldade que estão cometendo.

Da mesma forma, que estes homens caíram no erro de Caim, pensando que podem cometer o mal, mesmo, de forma sutil, Judas os assemelha às rochas submersas “v 12” mostrando um perigo oculto, assim como uma rocha submersa não é aparente o risco que ela pode causar, tais mestres são capazes de causar grandes estragos.

Não podemos amados irmãos em Cristo Jesus, pensar que tais homens não podem nos fazer cair e chegarmos ao náufrago. Assim o servo Judas nos adverte sobre a maldade que tais homens têm, são pessoas que procuram matar seus irmãos como Caim e procuram fazer-lhes chegar ao naufrago sendo eles mesmos um perigo camuflado, como rochas submersas. Queridos irmãos em Cristo Jesus somente Jesus Cristo pode nos livrar da queda “v 24” e nos apresentar sem mácula e com grande alegria diante de sua glória.

2) DO ERRO DE BALAÃO. (v 11) Judas nos mostra outro exemplo, o de Balaão. Este homem preferiu os tesouros humanos a obedecer às ordenanças do Deus vivo. Creio que tal pessoa também é um perigo muito grande para nossa vida. Encontramos em varias igrejas pessoas que preferem também os tesouros que a obra pode trazer para eles. Eles usam a igreja como fonte de renda, sem que haja compromisso com o próprio Deus, no caso o dono da obra evangelística.

O Senhor fez algo inusitado fez uma mula falar para que os olhos dele fossem abertos. Creio que estes homens são pessoas que, estão completamente cegos e, não conseguem enxergar que a obra evangelística não tem nada ver com o que eles estão realizando. Seus corações estão engodados no erro de Balaão.

Judas mostra que eles são semelhantes a pastores que só cuidam deles mesmos e nuvens sem água “v 12” Tal exemplo é para mostrar que eles não têm o compromisso de pastorear nenhum tipo de animal e muito menos pessoas que buscam uma vida mais plena com o Senhor. São semelhantes a nuvens sem água que não podem trazer esperança de uma chuva de benção da parte de Deus. Se porventura temos um rebanho de ovelhas e precisamos de um pastor e contratamos tais pessoas, que resultado, poderia esperar deles algo bom?

Se tivermos uma plantação e necessitamos de chuva para regar nossa plantação, como podemos esperar chuva olhando para nuvens sem água? Creio que estes pastores que só cuidam de si acabariam por matar o rebanho, pois só alimentam a si mesmos. Da mesma forma nossa plantação morreria, pois não podemos esperar água refrigeradora de onde não tem fonte.

Meus amados em Cristo Jesus, o exemplo que Judas está nos apresentando é de pastores que só cuidam de si, seus interesses em primeiro lugar, assim como Balaão procurou seus próprios interesses e caiu no erro, assim tais homens procuram fazer cair no erro aqueles que estão seguindo seus ensinamentos.

Eles são nuvens sem água, pois só vivem de aparências, sem expectativas de um novo amanhecer. E o povo de Deus perece ao ouvir tais ensinamentos. Não deixemos que tais homens nos enganem com seus modos de aparências. Pessoas que cuidam dos seus próprios interesses podem querer nos fazer cair no erro de Balaão e nos fazer também sermos como eles e vivermos de aparências.
Queridos irmãos em Cristo Jesus somente Jesus Cristo pode nos livrar da queda “v 24” e nos apresentar sem mácula e com grande alegria diante de sua glória.

3) DO ERRO CORÁ. (v 11) O terceiro exemplo que Judas nos mostra é o de Corá. Um homem que teve um procedimento de insubmissão diante de Moisés e Arão. Ele fora uma pessoa que foi um grande influenciador, pois levou consigo outros que creram no procedimento errôneo dele.

Judas mostra que tais pessoas também existem dentro da própria igreja do Senhor. Pessoas que não obedecem a seus
pastores e lideres. Judas, o servo de Jesus Cristo nosso Senhor, faz questão de mostrar para o povo cristão, que tais homens estão presentes até os dias de hoje.

A insubmissão é o único fruto que os seguidores de Corá podem produzir. Não podemos esperar grandes coisas daqueles que são insubmissos e não obedecem a seus lideres. Por incrível que pareça, o que percebo, é que os que reclamam mais e, se queixam mais, são os que seguem os ensinamentos dos falsos mestres que caíram no erro de Corá.

Imagine que você está num determinado lugar onde há muitas árvores e, você está com fome, só que está numa época de outono. Não encontra nada para ingerir, você está diante de uma árvore que não pode lhe conceder um fruto para saciar sua fome. Imagine também você em alto mar, navegando sem direção e, procura se situar através de uma estrela. Só que a estrela que você precisa acaba caindo... Como você poderia chegar a seu destino final? Agora só você e Deus. O desespero certamente vai te assolar.

Meus queridos, tais homens caíram no erro de Corá e não conseguem frutificar, nem ser um ponto de referencia para outros. Tais ensinamentos só podem causar problemas dentro da igreja hoje.
É semelhante ao procedimento de Corá, só que Deus estava com Moisés e Corá teve um final terrível e seus seguidores também, pois, a terra se abriu e engoliu tanto a Corá como também os seus seguidores. Judas está querendo nos mostrar que tais pessoas têm suas condenações destinadas desde a muito tempo “v 4” não podemos ser enganados por eles, pois, certamente teremos a recompensa que eles tiveram.

Temos que frutificarmos e também sermos um ponto de referência para a humanidade que está se perdendo no oceano da vida, sem Deus e sem esperança. Creio que O Senhor deseja que nós sejamos pessoas que sejam diferentes dos falsos mestres. Queridos irmãos em Cristo Jesus somente Jesus Cristo pode nos livrar da queda “v 24” e nos apresentar sem mácula e com grande alegria diante de sua glória.

Ler do versiculo 20 ao 25 como a conclusão desta meditação.

Por Ev.Ruben GUEDES

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página