Salmos 37:16-25 Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos. O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão. Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão. O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados. Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Os dias são difíceis, há guerras e rumores de guerras, fome pestes, catástrofes naturais, conflitos entre as famílias, etc. A Palavra de Deus nos fala destes momentos que antecedem a volta iminente de Jesus Cristo nosso Salvador e Senhor. Como nos diz a Bíblia Sagrada: "Marcos 13:7 Quando, porém, ouvirdes falar em guerras e rumores de guerras, não vos perturbeis; forçoso é que assim aconteça: mas ainda não é o fim."
Todo aquele que espera a volta de Cristo tem que ter confiança na Palavra que Deus nos deixou "Bíblia", pois, a mesma nos diz: "João 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." E Ainda diz: "Apocalipse 2:10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida."
Por isso, segundo estas palavras, que estão registradas na Bíblia Sagrada tenhamos esperança em Deus.
Quando meditamos no Salmo 37:16-25 temos mais forças para enfrentar os momentos difíceis que passamos. Estamos, ainda, neste mundo que nos reserva angustias, tristezas, decepções... Temos uma viva esperança que Deus cuida da nossa vida, a sua Palavra diz: "João 17:15-17 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade."
O Salmista nos mostra ricos conselhos que nos fazem viver melhor! Palavras de Sabedoria! Palavras de Vida! Aprendamos três lições com este texto:
- Primeiramente o Salmista nos fala: Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos. O Salmista nos fala que não existe algo melhor do que ser sustentado pelo Senhor. Diante de tal afirmação ele mostra o porque. Os braços dos impios serão quebrados (seus meios de conquistas findarão) tais meios de conquistas são, na maioria das vezes, "fraudulentos" "enganosos" "maliciosos", por isso enriquecem as custas dos que são enganados. O Salmista fala que "Mais vale o pouco que o justo tem..." porque é de suma importância uma vida de integridade perante todos. O mesmo diz: "O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão."
- Em segundo o Salmista nos fala: Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão. Eis aqui uma breve comparação que o Salmista relata entre o Justo (que serve a Deus) e o impio (quem não serve a Deus). Permita-me lhe falar que aquele que ainda não serve a Deus como seu Senhor e Salvador podem ter uma beleza exterior mas serão consumidos como as pastagens, desaparecerão, em fumaça se desfarão! O Salmista diz mais: "O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados." Muito bom sabermos que somos preservados pelo Senhor!
- Em terceiro o Salmista nos fala: Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Deus aprova (Confirmados) os passos (atitude, modo de agir perante os impios) dos justos. o Salmista mostra que ainda que ele venha a cair quem o sustem é o próprio Deus pois o Senhor lhe segura a mão! Deus é fiel e cumpre a sua Palavra até o fim, pois, o Salmista fala que foi moço e estava velho quando fazia este relato e ele viu algo tremendo! Ele diz: "nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão."
Conclusão: Devemos crer neste Deus maravilhoso! Devemos confiar neste Senhor que cuida dos seus pequeninos e os faz mais que vencedores! "Romanos 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." Aquele que nos amou é aquele que nos ama até hoje, a saber Deus o mestre do amor: "João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Que possamos meditar a cada dia sobre a Palavra de Deus que nos sustém até o dia de hoje!
Ev. Ruben GUEDES http://www.facebook.com/rubenguedes
2 comentários:
Muito boa reflexão
Vamos aproveitar as redes sociais para evangelizar!Valeu minha chará =) Drica
Postar um comentário