CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

Mensagem de reflexão


Mensagem de reflexão: - Parábola da traça e dos ladrões -

Mat 6:19  Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mat 6:20  mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Parábola da traça e dos ladrões
(Mt 6:19-20)

Este texto é uma parábo­la, existem três ilustrações: a traça, a ferrugem e os ladrões, cada um com características próprias. Não foi Jesus quem misturou as metáforas. As três se unem numa só lição, i.e., a declaração da inutilida­de de uma vida centralizada na ter­ra. A mesma verdade se torna mais impressiva nessa tríplice parábola. Não devemos guardar os nossos te­souros na terra, mas sim prover um "tesouro nos céus que não é destruído ou roubado" (Lc 12:21).
1.      A primeira ilustração da "traça" é associada com uma forma de rique­za do Oriente. As vestes caras de rico material geralmente eram bordadas com ouro e prata e sujeitas a ser consumidas pelos insetos. Tiago re­fere-se à traça que comia as vestes (5:2; Jó 13:28; Is 50:9; 51:8).
  • Tiago 5:2  As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça.
O próprio Deus permite que você fique sem suas riquezas para que você reconheça que Ele tem que estar diante da sua vida! Que tudo o que você possui tem que ser usado na sua obra!
  • Salmos 39:11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade.

2.      A segunda figura de linguagem é a "ferrugem", que, como a traça, pode tornar as coisas sem valor. A referên­cia aqui não está confinada à cor­rosão dos preciosos metais de que os orientais se orgulhavam; mas a de­terioração come e corrói todos os te­souros perecíveis da terra. A traça e a ferrugem ilustram as fases externa e interna da destrui­ção; mas tanto um como o outro, uma vez que se estabelecem sobre um objeto, aos poucos devastam do ex­terior para o interior.
  • 1Tm 6:17  manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos…
Temos que confiar em Deus, pois dele vem todo suprimento para nossas vidas! Ele tem o domínio sobre todos e somos dependentes do Senhor, O Rei da Gloria!
Hoje é o dia que Deus criou, de restauração e restituição não somente do que você precisa na área material, mas muito mais na área espiritual que é eterno!
3.      A terceira figura de linguagem, os "ladrões", é outro exemplo do uso que Jesus faz de uma linguagem finamente sarcás­tica para advertir os que não são ri­cos para com Deus e são orgulhosos de suas acumulações terrenas. Para o oriental, que mantinha o tesouro enterrado e estava sempre ciente da possibilidade dos ladrões o cavarem, a figura de linguagem poderia ser rapidamente entendida. As traças e a ferrugem atacam o perecível, mas os ladrões procuram os tesouros que não perecem. Juntos, então, esses três velozes e silenciosos ladrões de riquezas, descrevem a tolice de acu­mular bens terrenos para o próprio bem. Jesus exorta-nos para ajuntar-mos tesouros nos céus, onde nem a traça nem a ferrugem podem des­truir, nem os ladrões arrombar e roubar.

O inexpugnável tesouro que guar­damos é equivalente às "boas obras" das quais fala nosso Senhor (Lc 12:33). E o caráter formado pelos que nos seguem para o mundo invisível não é objeto do processo de deterio­ração (Ap 14:13). Se somos "ricos em boas obras" (Tg 2:5), e participantes das "imensuráveis riquezas" (Ef 3:8,16), então onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração.

·         Lucas 12:33  Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
·         Apocalipse 14:13  Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.
·         Efésios 3:8  A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo...
·         Efésios 3:16  para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior...

Martinho Lutero disse: "O que o ho­mem ama, este é o seu Deus". O Mestre continua a dizer que não po­demos servir a Deus e a Mamom (riquezas).

Uma palavra de explicação é ne­cessária sobre a proposta de nosso Senhor: "Não ajunteis tesouros na terra". Ajuntar não é em si mesmo um pecado. Paulo, porventura, não gostava do empreendimento hones­to e da esperteza nos negócios? (2Co 12:14). Se os tesouros vêm a nosso encontro, são para ser usados e apro­veitados; mas para o bem dos outros. Os tesouros na terra, se empregados para a glória de Deus, tornam-se te­souros nos céus.
·         2Co 12:14  Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.

Mat 6:21  Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

O que você tem de valioso aqui na terra tem sido atingido pelo inimigo? Tem sido consumido pela traça e pela ferrugem espiritual? O ladrão tem roubado sua integridade lhe fazendo cair no pecado?
Hoje você pode estar clamando pela Salvação da sua família, pelos seus filhos que têm se distanciado do Caminho do Senhor Jesus Cristo! Hoje o dia que Deus criou para você ter a vitoria, tudo depende da sua fé em Deus! O milagre que O Senhor lhe dará hoje é para que seja usado na obra dele!
Peça para Deus o que você está precisando, para a Gloria do nome do Senhor, entregue seus caminhos a Ele, confia nEle e o mais Ele fará! Busque o Reino de Deus que não é perecível e sua Justiça que é Eterna e o que você precisa Ele lhe dará. Creia que o milagre está sendo preparado pelo Deus vivo!
O que Deus espera de nós é que ganhemos almas para Ele, o que recebemos de Deus é para ganhar almas para seu Reino, as riquezas que tanto pedimos é para ser repartida com os necessitados, os carentes...
Muitos de nós somos egoístas pedimos para nosso próprio bem-estar! É para mostrar para outro o que Deus me deu, mas não sentimos na alma clamor das famílias que estão esperando um filho de Deus para ser adotado e receber um pão de cada dia! É necessário que projeto “Ação Nordeste” fique parado, pois não há recursos para um melhor desenvolvimento!
Onde estão os homens e as mulheres de Deus que vão investir na sua obra? O milagre que você está pedindo, peça para o uso na obra do Rei Jesus Cristo e certamente Ele lhe recompensará:
·         Fp 2:14- 16  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei.


No amor do Mestre Jesus!

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página