CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

A divindade de Cristo - Exercício


A divindade de Cristo - Exercício

Para completar o ensino bíblico acerca de Jesus Cristo, precisamos declarar não só que ele era plenamente humano, mas também plenamente divino. Embora a palavra não ocorra de maneira explícita na Bíblia, a igreja tem empregado o termo encarnação para referir-se ao fato de que Jesus era Deus em carne humana. A encarnação foi o ato pelo qual Deus Filho assumiu a natureza humana. A comprovação bíblica da divindade de Cristo é bem ampla no Novo Testamento. Vamos examiná-la sob várias categorias.

1. Alegações bíblicas diretas.

Nesta seção, examinamos declarações diretas da Bíblia de que Jesus é Deus ou de que é divino.

a. A palavra Deus (theos) atribuída a Cristo

Apesar de a palavra theos, “Deus”, ser em geral reservada no Novo Testamento para Deus Pai, há algumas passagens em que é também empregada em referência a Jesus Cristo. Em todos esses trechos, a palavra “Deus” é empregada com um sentido denso em referência àquele que é Criador do céu e da terra, o governante de tudo.

b. A palavra Senhor (kyrios) atribuída a Cristo

Às vezes a palavra Senhor (gr. kyrios) é empregada simplesmente como tratamento respeitoso dispensado a um superior.
Mt 13.27; _______________________________________________________________
21.30;  _________________________________________________________________
27.63;  _________________________________________________________________
Jo 4.11_________________________________________________________________
Às vezes pode simplesmente significar “patrão” de um servo ou escravo:
Mt 6.24; _________________________________________________________________

Ainda assim, a mesma palavra é também empregada na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento, de uso comum na época de Cristo) como uma tradução do hebraico yhwh, “Javé”, ou (conforme traduzido com freqüência) “o Senhor” ou “Jeová”.

c. Outras fortes alegações de divindade

Além dos usos da palavra Deus e Senhor em referência a Cristo, temos outras passagens que defendem com vigor a divindade de Cristo. Quando Jesus disse a seus opositores judeus que Abraão vira seu dia (o dia de Cristo), eles o contestaram:
Jo 8.57 __________________________________________________________________

Aqui uma resposta suficiente para provar a eternidade de Jesus teria sido: “Antes que Abraão fosse, eu era”. Mas não foi isso que Jesus disse. Antes, ele fez uma declaração muito mais estarrecedora:
Jo 8.58 __________________________________________________________________


2. Sinais de que Jesus possuía atributos de divindade.

Além das afirmações específicas da divindade de Jesus vistas nas muitas passagens citadas acima, vemos muitos exemplos de atos na vida de Jesus que indicam seu caráter divino.

Jesus  demonstrou sua onipotência quando acalmou a tempestade no mar com uma palavra
Mt 8.26-27 _______________________________________________________________
multiplicou os pães e peixes:
Mt 14.19 _________________________________________________________________
e transformou a água em vinho (Jo 2.1-11 “lecture seul”). Alguns podem objetar, dizendo que esses milagres só mostraram o poder do Espírito Santo agindo por intermédio dele, assim como o Espírito Santo poderia agir por meio de qualquer outro ser humano e, assim, isso não comprova a divindade de Jesus.


3. Teria Jesus desistido de algum atributo enquanto estava na terra?

Paulo escreve aos filipenses:
Fp 2.5-7 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Conclusão:

Cristo é plenamente divino. O Novo Testamento, em centenas de versículos explícitos que chamam Jesus de “Deus” e “Senhor” e empregam alguns outros títulos de divindade em referência a ele, e em muitas passagens que lhe atribuem ações ou palavras aplicáveis somente ao próprio Deus, declara repetidas vezes a divindade plena e absoluta de Jesus Cristo.

Cl 1.19 __________________________________________________________________
Cl 2.9 ___________________________________________________________________

Neste estudo, o que tem chamado a sua atenção? Comente com suas palavras:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Fonte: Wayne Grudem, Teologia Sistematica.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página