Virtudes que vão REVOLUCIONAR minha vida

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente... Colossenses 3:16

Permanecendo na Palavra Genuina!

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho... Gálatas 1:6

Fomos chamados para Resgatar

2Co 5:18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação...

A Importância do Batismo

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... João 3:3

Meditação

Meditar na Bíblia faz bem para a alma!

Contatos Agenda

Clique em AGENDA ou em CONTATOS atualmente estamos em Guyana Francesa

CONHEÇA NOSSA PÁGINA "MONDE GOSPEL"

Traduzir

O QUE FAZER NO MOMENTO DE CRISE? Jonas 2.1-10

O que Fazer no momento de Crise?

Introdução:

Muito passam por momentos de crise e contam como remota a idéia de que não dura para sempre. A crise não perdura por um tempo em que não possamos suportá-la. O mais interessante é a maneira que passamos pelas dificuldades cotidianas, pelos tormentos que algumas vezes nos leva a desistir do que almejamos, do que esperamos.

Hoje encontramos pessoas, que agem de forma precipitada e não conseguem avistar uma solução para sua dificuldade. É comum encontrarmos nos noticiários: “Jovem cometeu suicídio” ou “Homem desesperado se joga da ponte”. Mas porque tais pessoas se renderam ao fracasso e não subsistiram aos caos apresentados pela vida?

Qual é a crise que você está vivenciando no momento? Crise existencial? Crise no casamento? Crise no seu trabalho? Hei, tenho uma noticia para você meu irmão e minha irmã, você não esta isento, você um dia passar por isso, mas dependerá da maneira que você passa por este momento de crise. Como você deve agir? O que você deve fazer? Em quem você deve confiar? Nossa esperança está no Senhor que fez os céus e a terra!

Vejamos um exemplo relatado na palavra do Senhor; a vida de Jonas. Homem que recebera uma ordenança da parte do Senhor para executar uma obra. Mas quando lemos o que se passou com Jonas, podemos até pensar que ele foi um medroso, que fugiu da sua responsabilidade ou algo do gênero. Mas sua realidade era bem diferente, o povo Ninivita era cruel e faziam barbaridade com os profetas e por isso Jonas preferiu interferir no agir de Deus, ele semeou a fuga e colheu crise para si.

A diferença de Jonas para algumas pessoas que estão com algum problema é que Jonas encontrou a solução para seu momento de “crise”. Encontramos tesouros escondidos em suas atitudes no momento da sua crise, no momento da sua aflição, quais seriam tais atitudes cruciais?

Que fazer num momento de crise?
  • Quando estamos num momento de crise devemos:

1)    Reconhecer a situação em que estamos (v 1-5)

Interpretação:

  • Jonas estava com a certeza de morrer nas profundezas do mar. Jonas retratou sua situação difícil como se tivesse sido enterrado vivo. E descreve a situação em que esta de forma melancólica.

  • Tudo começou a mudar quando Jonas reconheceu sua situação, foi quando ele caiu em si e viu que era totalmente pequeno e nada poderia fazer naquele momento. Jonas se desesperou e viu que era real tudo o que estava vivenciando, ele relata detalhes que evidenciam seu desespero, sua angustia.
Jonas não fugiu da sua situação, ele a encarou, ele não se acovardou, se escondendo por detrás da bebida, por detrás dos vícios. Jonas reconheceu que fora jogado por Deus quando se sentiu na solidão, quando se viu diante do grande mar. Há quem diga que a pior solidão é quando a pessoa está no meio da multidão. Este é apenas um simples exemplo, o mais importante é o reconhecimento da sua situação. O reconhecimento da nossa situação pode mudar o estado em que nos encontramos.

Aplicação:

  • Assim como Jonas e a família deste fazendeiro, devemos reconhecer a situação em que estamos e nos arrepender diante de Deus para que então haja uma solução para o momento de crise.
A luta e o conflito têm assombrado a raça humana, de um modo ou de outro, desde o dia em que Adão e Eva decidiram rebelar-se contra Deus.
A partir daquele dia a morte e o sofrimento passeiam por cada cidade e vila, por cada lugar desta terra.
Mas as vezes igualmente de forma repentina no momento de nossa conversão, entramos em um tempo de relativa paz e calmaria . Por quê?
Porque reconhecemos o estado em que estávamos, estado de pecadores dominados pelo pecado, nos arrependemos e então o Todo Poderoso que passa a ser o Dono de nossas vidas, nos ajuda nos nossos momentos de crise.
Meus amados irmãos, nós somos fracos, falhos, mas também somos orgulhosos muitas vezes não queremos reconhecer nossa situação, não reconhecemos nossas fraquezas e limitações por causa do nosso orgulho e acabamos nos enrolando


Que fazer num momento de crise?
  • Quando estamos num momento de crise devemos:

2)    Lembrar-se do Senhor (v 7-09)

Interpretação:

  • O desespero seguido pela fé ajudou Jonas a se lembrar do Senhor  no momento de seu desespero e angustia (v.7).
 Os idolatras e desobedientes se afastam da fonte da misericórdia que é o próprio Deus, qualquer objeto de devoção substitui a palavra de Deus (v.8).
Jonas simplesmente agradece a Deus por sua vida e reconhece que verdadeiramente só do Senhor vem a salvação (v.9)

Ilustração:

  • Certo jovem rico ganhou de seu pai um carro, muito dinheiro e sua faculdade totalmente paga, ou seja já estava com sua vida feita. Mas juntamente com o carro o dinheiro seu pai lhe deu uma bíblia, que foi o único presente que nunca havia nem pego nas mãos e lhe disse que no pior momento quando não tivesse mais saída ele encontraria naquela bíblia solução para a situação em que estivesse vivendo;
Ele não soube aproveitar como muitos dos jovens que vemos hoje e gastou todo o que seu pai tinha lhe dado. Em um momento de extrema crise quando ele já tinha perdido tudo, ele pegou a bíblia como a única solução de que seu pai havia dito, porque aos seus olhos ele não via saída para aquela situação.

Então ali dentro daquela bíblia ele encontrou um cheque em branco e um bilhete escrito pelo seu pai que ele poderia preencher com o valor que ele precisasse e também que aquele cheque representava o valor das palavras que ali estavam escritas.

Então aquele jovem lembrou-se do Deus a quem seu pai servia e que ele mesmo havia rejeitado.


Aplicação:

  • Nos momentos de crise nos lembramos das pessoas mais próximas (pai, mãe, parentes) para que nos ajudem e nos esquecemos de Deus ou recorremos a Ele em ultimo caso como ocorreu com o jovem desta ilustração.
Quando tudo na vida vai bem muitos acham que não precisam de Deus pois já tem tudo, mas quando perdem a esperança ai sim recorrem a Ele.

Devemos nos lembrar do Senhor tanto em momentos de crise quato em momentos maus também.

Quando nos lembramos do Senhor e nos apegamos a Ele nossas crises podem nos tornar tão intensamente apegados a ele que não nos importaremos com a dor ou o sofrimento.

Assim como Jonas devemos nos lembrar do Senhor e mostrar nossa gratidão, pois podemos nos esquecer de Deus, mas Deus nunca se esquece de um dos seus filhinhos!

Conclusão:

  • Como podemos verificar no versículo 10, O Senhor atendeu a oração de Jonas livrando-o do peixe, mas somente depois dele ter reconhecido a situação em que ele estava, ter se arrependido de sua desobediência e ter lembrado que somente do Senhor vem o livramento.
Mesmo de dentro de um peixe sua oração foi ouvida por Deus.
Podemos clamar ao Senhor em nosso momento de crise e Ele sempre nos ouvira e nos trará a solução, pois para Ele nossa crise nunca é demasiadamente grande e nem nossa situação demasiadamente difícil!

Portanto meus irmãos, em um momento de crise, devemos reconhecer a situação em que estamos e lembrarmos-nos do Deus do impossível!

Procure ter certeza de que nenhuma crise venha ocupar o lugar a que somente Deus tem o direito em nossa vida!


Total de visualizações de página